TIM WEB com placa SE GC86 – impressões ao navegar

No dia 16 de julho de 2007 adquiri o plano Tim Web Giga, optando pela placa pcmcia Sony Ericsson GC86 para uso no meu IBM/Lenovo T42.

A configuração foi bem simples, e ainda durante o atendimento, já estava funcionando no Kubuntu. A placa pcmcia foi reconhecida e apontada para /dev/ttyS1. Bastou configurar o kppp para efetuar a conexão GPRS/EDGE.

A velocidade de comunicação com o modem deve ficar em 56700 bps; o modem não inicializou quando tentei utilizar valores superiores. Ainda não sei se a limitação é da placa pcmcia ou do módulo que suporta esse hardware no linux.

A velocidade não é das melhores, mesmo quando comparado com a pseudo banda larga disponível no Brasil. Consegui picos de 160 kbits (~20 Kbytes), mas na média consigo valores próximos dos 56 kbits (~ 7 Kbytes).

Ainda assim a aquisição se justifica por permitir que eu acesse a internet mesmo longe de casa ou do escritório.

Observei que os servidores de nomes da Tim são muito lentos, o que torna a experiência de navegação bastante desagradável. A situação melhorou quando instalei um servidor de nomes localmente; as consultas ficaram muito mais ágeis, além de funcionarem como cache das pesquisas já realizadas.

No meu caso, foi muito simples:

# apt-get install bind // isso vale para os sistemas baseados no debian

Desabilitei no kppp o serviço de dhcp na aba relativa a dns, passando a informar o endereço 127.0.0.1.

Havia um porém: como em casa utilizo uma rede sem fio e as configurações são repassadas via dhcp, no arquivo /etc/resolv.conf sempre constavam informações referentes à rede sem fio, além do endereço local do servidor de nomes. Isso atrapalha o desempenho, pois a busca é feita na ordem dos servidores listados.

Como não queria desabilitar o dhcp, alterei o arquivo “/etc/dhcp3/dhclient.conf” comentando a linha “prepend domain-name-servers 127.0.0.1;”. Problema resolvido. O serviço de dns local será o primeiro da lista a ser consultado.

Essa solução não resolve o problema da velocidade, mas agiliza uma das etapas das requisições durante a navegação.

Mais informações sobre a configuração do Tim Web podem ser encontradas em diversos outros sites:

Dicas-L

Ubuntu na terra do pão de queijo

Garota sem fio

Wiki Ubunt

Sfair

Sergio Blog 2.3

Deixe um comentário

22 Comentários

  1. Poxa, muito bacana. A resolução de DNS da tim e um caco mesmo, sendo que a idéia do bind e do dhclient eu não tinha pensando, portanto parabéns. Um incremento é você ativar o squid (apt-get install squid) e fazer cache das páginas web também, dai as imagens e outras parafernalhas dos sites você não tem que baixar denovo quando tiver via GPRS.

    Responder
  2. Também reparei esse lançe da lentidão para apontar domínios… vou testar essa solução!

    Para quem se acostumou com banda larga é um pouco sofrido voltar para 57600bps.

    Outra coisa que estou procurando é uma maneira de perguntar a placa sobre a intensidade do sinal…

    No executável do windows tem esta caracterísitca e se consegue velocidades maiores :-(

    []’s

    Responder
  3. Lucas Bracher

     /  22 de julho de 2007

    Eltããããããão! Você é meu amigããããão! Hehehehe..
    Legal a matéria, cara. Descobri ela por acaso navegando no BR Linux. Qual não foi a minha surpresa ao ver seu nome lá? :)

    Abraços!

    Responder
  4. Tango

     /  22 de julho de 2007

    O problema não é de lentidão dos DNS da TIM, é ainda pior. No meu caso eu pude constatar uma total falha no acesso aos servidores DNS. Comprovei isso usando um root server, e funcionou perfeitamente.

    Para corrigir isso (e evitar usar o root server indefinidamente), foi necessário criar uma rota manual e persistente para os DNS, passando pelo gateway.

    Assim está funcionando normalmente.

    Se alguém mais tiver alguma experiência nesse sentido, favor compartilhar.

    Responder
  5. hardware

     /  23 de julho de 2007

    estou seriamente interessado no plano de 1GB, mas primieramente gostaria de saber a que velocidade quem já teve oportunidade de testar está navegando, principalmente em capitais onde pode-se usar EDGE que tem largura de banda nominal de 200kbps – a conexao chega perto disso? Segundo gostaria de saber se os 1GB sao suficientes para uma navegacao confortável, sem baixar torrents ou P2P, mas que de pra assistir filme no Youtube sem ter um susto com o valor da conta no final do mes.

    Alguem pode responder estar questões???

    Como configurar o DNS no Windows XP?

    Responder
  6. Aqui em São Gonçalo/RJ consigo uma taxa de 236,8Kbps no EDGE, a navegação é muito boa equivalente ao um adsl de 300kbps.

    Estou usando o Ubuntu 7.04 com o mini-modem Huawei E220.

    Para mim que viveu anos sofrendo com o acesso discado foi como trocar um fusca por uma ferrari. :-)

    Responder
  7. Em relação ao tim web, gostaria de saber se posso utilizar uma placa PCMCIA sem ser da própria TIM. E qual a melhor opção de custo x benef.

    Responder
  8. Mario

     /  18 de agosto de 2007

    Ao colega de São Gonçalo-RJ, a velocidade de 236,8 Kbps é a que aparece quando se faz a conexão. Nunca se consegue navegar a essa velocidade. Verifique em http://www.abeltronica.com que tem um velocímetro. as velocidades são beeeeeeeeeeeem menores…Sofrível, mesmo. Só é vantagem porque é muito legal poder ir a qualquer lugar e conectar-se. Levo a internet comigo onde vou. Como trabalho com internet, isso é essencial. Mas não se compara ao speedy ou ao vírtua. BT etc… ainda falta muito.

    Responder
  9. inicius

     /  23 de agosto de 2007

    Uso TIM web no plano de 1 GB aqui em Curitiba com tecnologia EDGE instalei tudo certo o modem conectei na internet mas quando meu computador (desktop) estava na parte de baixo da casa o sinal da TIM ficava muito baixo caia toda hora pois ficava aquele sinal 1 no programa que conecta na internet; agora troquei de local coloquei no último andar 7 m de altura e o sinal tá máximo agora mas o problema continua a net as vezes fica rápida as vezes um pouco mais lenta mas sempre caiiiii nunca ela estabiliza ela sempre cai. Será o modem?? ou o local ?? Aqui tem várias árvores aqui mas se tem tecnologia EDGE porque cai tanto ???
    meu computador tem otimas configuraçoes .

    Procuro respostas …. me mandem um e-mail

    Responder
  10. Tenho um tim web, e é muito sofrivel para ter acesso, estou extremamente descontente com este serviço, está um parto pra poder concelar está droga. estou pensando inclusive acionar o PROCOM, por propaganda enganosa.
    detahle o sinal é muito bom, mas vc. não consegue acesso (servidor não encontrado)

    Responder
  11. Moacir,

    a impressão de velocidade pode variar devido a diversos fatores; abordei nesse artigo uma forma de deixar menos sofrível a navegação com a utilização de servidores de dns no computador local. Ok, eu concordo contigo, a obrigação de fornecer os servidores DNS (funcionando bem) é da TIM, e eles não estão cumprindo com isso.

    Infelizmente, a modalidade de acesso via rede celular ainda é bastante precária no nosso país, sendo o custo inversamente proporcional à qualidade.

    No meu caso, utilizo esse acesso como reserva, para ter algum “resquício de internet” mesmo longe de casa ou do escritório. Neste exato momento, minha conexão Velox está inconstante (>50% de perdas de pacotes) e estou preferindo utilizar o TIM WEB. Se não fosse essa alternativa, teria que apelar para a conexão discada.

    Caso consiga cancelar, conte-nos como foi para que aqueles que também se sentirem insatisfeitos tenham um incentivo para fazer o mesmo.

    Responder
  12. Comprei agora o TIM Web, só que consigo uma taxa de no máximo 8.00 KB/S. Você poderia me dar umas dicas de como configurar melhor o acesso ? Obrigado pela atenção

    Responder
  13. Gil, infelizmente não há muito o que se fazer.

    Por exemplo, na minha conexão eu tenho picos de 24KB/s (equivalente a 192kpbs). Mas são picos e isolados. Durante um download, por exemplo, a taxa realmente é baixa.

    Procure locais com boa qualidade de sinal, instale servidores de dns e cache em seu computador – isso não vai aumentar a velocidade, apenas melhorar um pouco a sua navegação.

    Responder
  14. Estou usando o TIM Web com o MODEM USB HUAWEI E220. No ícone dos terminais da barra de tarefas fala que estou conectado a uma velocidade de 236,8 Kbps. Porém em Estatísticas, no programa TIM Web Móvel, a taxa de recepção não passa de 5 KB/s. O que posso fazer para acelerar minha conexão ?

    Responder
  15. Marcelo

     /  13 de setembro de 2007

    Bom, eu adiquiri uma placa SonyEricson e nos primeiros dias consegui uma boa conexão mas depois disso tento conectar somente algumas paginas e a maioria surge uma mensagem dizendo que o internet explorer não pode abrir a pagina de pesquisa, tentei um numero de DNS que melhorou um pouco meu acesso, mas o msn messenger não consigo abrir por nada, se aconteceu isso com alguem e foi achada uma solução, por favor me ajudem!!!

    Responder
  16. Publiquei no meu site algumas instruções sobre como configurar a placa PCMCIA GC86 (aquela que eles dão “de graça”) no pppd para acessar a internet com o Tim WEB. O documento está em http://server.solis.coop.br/~alexsmith/timweb/index.php

    Responder
  17. LUIZ FERNANDO

     /  24 de março de 2008

    ESTOU TENTANDO A CONEXÃO COM A TIM WEB. QUERO DIZER CONECTAR CONECTEI, MAS , NÃO CONSIGO ACESSAR NADA DÁ ERRO DE DNS E A TIM ALEGA QUE ELES NÃO UTILIZAM O MESMO. PODERIA ME DIZER COMO FAZER ENTÃOI SEM DNS?

    Responder
  18. Luiz Fernando, se a TIM disse que não utilizava DNS, certamente eles disseram besteira mais uma vez. Infelizmente, o suporte técnico da TIM é extremamente ineficiente.

    A recomendação é instalar um servidor de DNS no seu próprio computador.
    Eu utilizo o Bind [http://www.isc.org/index.pl?/sw/bind/] e navego sem problemas.

    Boa sorte.

    Responder
  19. Vanderlei

     /  16 de abril de 2008

    Pessoal, pra quem tem problemas com Tim Web via Placa PCMCIA em XP. Não conseguia navegar de jeito nenhum, conectava mas não navegava, resolvi com uma dica do fórum: utilizando o DNS 208.67.222.222 (primario) e 208.67.220.220 (secundario). Não fica um primor de velocidade, mas dá pra navegar.

    Responder
  20. Para o problema da Velocidade ate 56K, um italiano maluco arrumou uma solução. Eu postei ela aki: http://paodiqueijo.wordpress.com/2008/02/14/bastardo-gprs-do-inferno/

    Responder
  21. Comprei Tim Webe nao consigo a conexao. Talvez vcs saibam se no modem (huawei E226) ja estao as configuraçoes corretas desde o inicio o tenho que muda-las?

    Responder
  1. Top Posts « WordPress.com

Deixe um comentário

