E51 – caso de uso

Estou com meu Nokia E51 há 2 meses, tempo suficiente para ter algumas pequenas frustrações e depois me acostumar com o sistema operacional Symbian e a plataforma S60.

O que me levou a adquirir o E51 foram algumas de suas características de rede, mais especificamente o wi-fi (801.11b e g) e voip (SIP). A rede sem fio é realmente plug-and-play: extremamente simples de configurar e usar. Já o voip não foi tão simples assim: eis a primeira frustração.

Configurando o voip (sip) no E51

Antes mesmo do aparelho chegar, busquei informações sobre como configurar o recurso de voip dele. Pelo que encontrei, tudo parecia muito simples e direto. Já com o aparelho em mãos, a estória mudou um pouco. Buscando ajuda no Google, encontrei alguns fóruns com usuários do aparelho tendo problemas para configura-lo para fazer ligação com o SIP e alguns poucos relatando sucesso. Cheguei a imaginar que houvesse até mesmo alguma falha de hardware ou software que impossibilitava o funcionamento desse recurso tão interessante.

Em contato com a minha operadora voip (Vono), fui informado que a empresa não oferece suporte para aparelhos não homologados e que o Nokia E51 não faz parte dessa lista. Informaram-me os parâmetros de configuração, que eu já conhecia por utilizar o Twinkle no linux.

Ainda tentando configurar o voip no E51, descobri que a Nokia oferece um suporte técnico especializado para os clientes de aparelhos “E Series”. Após 40 minutos de ligação e diversas variações na configuração, nada. Nenhuma informação repassada foi suficiente para fazer funcionar o recurso mais esperado.

Depois de muita insistência e buscas na internet, encontrei em fóruns europeus da Nokia e em comunidades do orkut usuários com o mesmo problema, que também acreditavam que existia algum bug no sistema operacional deste modelo. Finalmente, encontrei no blog NokiaBR a configuração para o E61 (que compartilha a mesma versão do Symbian com o E51). Foi a salvação.

A migração

Antes do E51, eu usava como celular principal o Nokia 6230i, por sinal, um excelente celular. Para minha surpresa, no E51 existe um assistente de migração, que utilizei para transferir minhas agendas de contatos e compromisso do aparelho antigo para o novo. Uma ótima surpresa!

Explorando as possibilidades do aparelho

Por disponibilizar uma conexão wi-fi, passei a utilizar programas que fazem uso intensivo da internet. O Youtube possui um aplicativo que permite assistir e enviar vídeos. O Flickr também fornece uma interface que permite ao usuário visualizar e enviar fotos. É muito pratico gravar e poder enviar vídeos e fotos a partir do próprio aparelho.

Alguns serviços, acessíveis através de WAP, como o Banco do Brasil e a Telelistas, também são bastante úteis. Ter controle da sua conta corrente e fazer busca de números de telefone e endereço é um bom motivo para gastar alguns kbytes.

Utilizo também os seguintes aplicativos: Gmail, Midpssh (cliente de ssh), Fring (acessa o skype, msn, yahoo dentre outros), GooSync (sincroniza sua agente com o Google Calendar), Google Maps, Podcasting (um cliente para baixar podcasts).

Recursos e especificações

O E51 é bem servido em termos de conectividade: possui wi-fi, bluetooth 2.0, porta mini-usb e infravermelho. Para armazenamento, possui 130Mb de memória interna e aceita cartão microSD de até 4gb. A câmera é de 2MP – o suficiente para um celular – e com boa iluminação, até tira boas fotos. O auto-falante é bom e reproduz as músicas com bastante qualidade.

No começo, achava o teclado muito duro, mas já me acostumei com isso. É até bom que ele seja assim, pios ele possui muitas teclas próximas umas das outras!

O veredicto

O Nokia E51 é, sem dúvida, o melhor aparelho que eu já tive, e não fica devendo nada para os outros aparelhos topo de linha. Como não faço questão de um teclado QWERTY, o formato barra me agrada por sem bastante compacto. O aparelho é elegante e possui uma tela suficientemente grande. Aprovado

Post seguinte
Deixe um comentário

7 Comentários

  1. Carlos

     /  8 de julho de 2008

    Vlw manow pelas informações uteis, to querendo comprar um =P

    Responder
  2. Hello!

    Agradeço tmb as informações.
    Vc sabe se só dá para usar Vono como VOIP?

    nunca usei nada além de skype…

    Responder
  3. Léo, para utilizar o cliente de voip nativo do E51, você precisar contratar algum provedor de VOIP que utilize SIP, que é um protocolo aberto.

    Responder
  4. muito bom as dicas de aplicativos, instalei o fring e testei com meu skype, muito bom mesmo!

    Responder
  5. Léo Kufner

     /  8 de novembro de 2008

    Olá Elton!

    Agradeço a resposta :D

    abraços!

    Responder
  6. lucas

     /  19 de julho de 2009

    Ola pessoal “celular= Nokia e51”, porem das informações acima eu ainda nao consegui arrumar meu problema, o meu problema é: em certos videos q coloko para abrir diz q tem q instalar o adob flash player 10 so q n da certo tem 1 outro aplikativo para assistir viideo direto no celular sem converter no pc?? meu email é: lukinhas_lkz@hotmail.com brigadu”

    Responder
  1. Skype no E51 « /var/blog

Deixe um comentário

