Internet e telefonia em Belém

É, hoje estou fora de Belém, mas tenho acompanhado o sofrimento daqueles que dependem de alguma forma dos atuais provedores para ter acesso à rede mundial de computadores.

Quase toda semana temos notícia de que algum dos fornecedores de acesso à internet deixou de funcionar por algum motivo. Até a Embratel que historicamente tem qualidade bem acima da média, tem deixado seus usuários à deriva neste mar, embora com frequência menor que seus concorrentes.

Em relação à qualidade, a minha experiência de usuário classifica os serviços de telefonia em Belém assim: Vivo, Oi, Claro e Tim. Se bem que, entre Claro e Tim, não sei qual é a pior.

A Vivo tem um bom histórico de disponibilidade e cobertura, boa velocidade e bom atendimento. O problema é o preço, mas que é compensado pela qualidade acima da média.

A Oi peca por falhar muito no atendimento, tanto através do site quanto pelo atendimento telefônico. Alias, essa de ficar tentando fazer com o que o computador reconheça as suas necessidades através da voz, é uma desgraça pura.

A Oi ainda mantém uma infraestrutura ineficiente de internet cabeada sucateada, lenta, oferencendo baixas velocidades e uma instabilidade constante.

A Tim é ineficiente em várias frentes ao mesmo tempo. Serviço ruim, cobertura razoável, atendimento péssimo. A única vantagem talvez seja o preço, mas não confiaria na Tim como minha primeira opção.

Já a Claro chegou em Belém como uma “alternativa”, mas até hoje não se posicionou de forma decente no mercado. Parece que é só mais uma operadora.

No final das contas, acho que todos estamos aguardando ansiosamente a chegada da Embratel com as suas soluções agressivas de alta velocidade e preço compatível ao de uma cidade do porte de Belém. O cabeamento está sendo feito, e agora é só esperar.

Espero que dias melhores aguardem por nós

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: