Habilitando hiberanção no seu computador com Ubuntu

Durante algum tempo tenho utilizado a função “suspend” do meu ultrabook samsung, pois o “hibernate” não estava disponível.

Suspender é interessante, pois retoma rapidamente ao ponto que você estava, porém há um consumo de energia, mesmo que pequeno. Após algumas horas, aquele restinho de bateria pode ir embora.

Hibernar é mais interessante. Por mais que entrar e sair deste modo demore alguns segundos a mais, o consumo de bateria é zero.

Porém, esta opção não estava disponível nas últimas instalações, e até então deixei passar batido. Resolvi fazer uma pesquisa hoje e descobri que é possível habilitar este modo no meu dispositivo.

Seguindo as instruções do site http://askubuntu.com/questions/94754/how-to-enable-hibernation, executei o comando pm-hibernate como root. Nada aconteceu. Observando o log, percebi que o swap desativado fez diferença. Descomentei a linha referente a ele no fstab e executei swapon -a. Testei novamente, e voi-lá: o bichinho hibernou. Liguei novamente, e ele voltou, são e salvo.

Continuei seguindo as instruções do site, que basicamente instrui a alterar um arquivo de configuração do Unity e reiniciar o serviço do painel, para que a opção aparecesse no menu. Fiz e deu certo!

Estou feliz por ter de novo essa função disponível. Espero que seja útil para mais pessoas.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: